A palavra Moriá vem do hebraico מוריה, Mōriyāh, que significa "ordenado/considerado por Deus".
Em Gênesis capítulo 22 Deus solicita a Abraão que lhe entregue em sacrifício seu único filho, Isaque. O sacrifício seria consumado no monte Moriá. Logo que nosso pai na fé iria demonstrar sua obediência máxima entregando o filho, aparece uma ovelhinha e ouve-se a voz de Deus dizendo que o animal deveria ser morto no lugar de Isaque. Abraão chamou o local de Jeová Jirê.
Para muitos estudiosos a raiz da palavra ’jiré’ também faz parte da palavra ‘Moriyah’, Moriá. A raiz ‘yrié’ significa: o Deus que vê, o Deus que será visto, o Deus que provê. Outros creem que a palavra vem da raiz ‘yorrêt’ que significa ‘ensinar’. Assim Moriá seria o monte do ensinamento.
O sacrifício de Isaque tipifica, simboliza o que Jesus faria por cada ser humano ao dar sua vida na cruz do calvário a fim de que quem cresse no Seu santo nome fosse salvo.
Tempos depois Davi compra o local onde está situado o monte Moriá. Vemos referência a esse fato em I Reis capítulo 6. Ali Salomão construiria o templo para onde afluiria o povo judeu para adorar a Deus.
Já estuda no Moriá? Faça seu login e tenha acesso á nossa plataforma virtual